A Empresa

Pioneira, a ICAL faz história.

Desde 1949

Em 1949, terras que estão entre as mais antigas que se ergueram do mar, viram nascer uma audaciosa empresa que, animada por um espírito arrojado e pioneiro, teria por destino superar desafios e crescer sempre.

Pois, foi em 49 a implantação, no município mineiro de Vespasiano, da ICAL-Indústria de Calcinação S/A, que desde sua origem firmou presença na vanguarda de seu setor como moderna indústria para a fabricação de cal, atendendo à demanda do primeiro forno de aço LD do Brasil, e quinto do mundo, construído pela Belgo-Mineira.

Consolidando-se sobre uma complexa e sofisticada infraestrutura, a ICAL mecanizou a extração e o beneficiamento do calcário, construindo cinco fornos verticais e silos de estocagem, que sempre garantiram a alta qualidade do produto.

Pioneiramente, lançou em Minas a Cal Hidratada micropulverizada, marca Supercal, produzida hoje em duas unidades de hidratação com capacidade de 600 t/dia.

Inovando sempre, instalou terminais de computadores que garantem controles de máxima segurança, rapidez e eficiência; atenta aos desafios do futuro, desenvolve projetos de reflorestamento que permitam a total independência energética, enquanto solidária com o presente, e fiel a seu passado.

ical
ical
ical
ical


Jazidas a céu aberto

A excelente localização geográfica das jazidas da ICAL, no município de Vespasiano, próximo a Belo Horizonte, e servido pelo entroncamento rodoviário desta capital, favorece desde o seu início todo um processo industrial.

Em privilegiada condição topográfica, as jazidas de São José da Lapa são exploradas a céu aberto, situando-se 80 metros acima de nível dos fornos de calcinação.

Possui a ICAL duas unidades independentes de beneficiamento de calcário, com capacidade de mais de 10.00 t/dia, além de uma reserva pesquisada de 1 bilhão e duzentos milhões de toneladas de calcário explorado por lavras seletivas.

Fornos: Um cartão-postal da ICAL

Na paisagem mineira, não muito longe dos sítios mundialmente famosos de Lagoa Santa, onde remotas tribos pré históricas deixaram gravadas em cavernas lembranças de sua passagem, os fornos da ICAL são como torres, sentinelas ou marcos da presença, viva e atuante, dos homens de hoje. São os fornos mais modernos da América Latina, compondo o perfil da mais avançada tecnologia no ramo. ICAL, uma indústria mineira a serviço de toda a indústria brasileira.

ical
ical
ical
ical


Controle de qualidade: Marca registrada ICAL

Toda a produção da ICAL é inteiramente controlada por técnicos especializados que, dispondo de um completo laboratório químico e granulométrico de controle de qualidade orientam a extração de calcário e a produção de cal virgem e hidratada. Tudo isso garante a apresentação final de um produto industrial da mais alta qualidade.



Uma concepção revolucionária de direção empresarial

A força da experiência engendrou, através dos anos, a formação de uma equipe coesa e segura que, com total domínio de “KNOW-HOW”, atinge elevados níveis de sofisticação técnica e um perfeito controle de qualidade.

Acompanhando passo a passo as inovações da indústria mundial, a direção da ICAL investe sobretudo na valorização do elemento humano: em suas estruturas, o homem é fator fundamental. Enfim, uma administração moderna, voltada para o desenvolvimento e aprimoramento da empresa e seus funcionários.

ical